sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Intranet - Apreensão de pés de maconha em MG gera polêmica nas redes sociais

Internautas questionam aparência da planta apreendida em Pouso Alegre. Laudo feito em BH aponta substância como sendo Cannabis sativa.

 
Uma apreensão de pés de maconha feita pela Polícia Militar de Pouso Alegre (MG) tem gerado polêmica e dividido opiniões na internet. Após a reportagem da apreensão ser exibida pela EPTV Sul de Minas, muitos internautas questionaram a aparência das plantas nas redes sociais e alegaram que o material apreendido na verdade eram pés de mamona. O questionamento se multiplicou na internet e não faltaram comentários e piadas sobre o trabalho da PM.
Após denúncias anônimas, os 142 pés da planta foram apreendidos pela polícia no dia 24 de novembro em um terreno no bairro Faisqueira. Mesmo com muitos anos de experiência na Polícia Civil, o perito aposentado Bruno França tem dúvidas ao analisar as imagens.
“Existem várias plantas que são parecidas, então é complicado. Por isso eu volto a dizer que a pessoa precisa ter o hábito de fazer isso”, diz.
Para o agrônomo e professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla-MG) Pedro Castro Neto,  provavelmente a planta não é nem maconha, nem mamona. No entanto, ele acredita ser difícil analisar as mudas.
“Ela se assemelha muito à planta de algodão. Mas são plantas jovens ainda e existe essa dificuldade de identificar apenas por uma foto”, alega.
Porém, um laudo técnico da Polícia Civil de Belo Horizonte é bem claro. A substância foi identificada como Cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha. De acordo com o delegado, Gilson Baldassari, este foi o segundo laudo. O preliminar, feito em Pouso Alegre, também já havia identificado a droga
“Esse laudo é feito aqui no setor de perícia técnica e posteriormente é encaminhado uma mostragem para o instituto de criminalística de Belo Horizonte para realização de um outro exame definitivo. O laudo pericial não deixa dúvidas de que é maconha”, garante.
Os pés de maconha vão ser incinerados, mas a polícia ainda não marcou uma data. Até o momento ninguém foi preso.
Mais de 100 pés de maconha são encontrados em Pouso Alegre, MG (Foto: Reprodução EPTV)